sexta-feira, 29 de julho de 2011

Por: Cinco Quinas noticias do concelho do Sabugal

Malcata – Esculturas de Eugénio Macedo chegam à terra do lince.



Depois de ter percorrido várias freguesias do concelho, chegou agora a vez de Malcata receber uma das obras de Eugénio Macedo. Desta feita, trata-se de mais uma escultura em granito com motivo religioso gravado.
65398f7d1bbeafc8480542128aed24ad.jpg

O local escolhido foi o extinto Calvário e o novo painel granítico em relevo contém um motivo religioso e a ladainha escrita em latim, conforme ao costume da época. Para fazer esta obra, o autor baseou-se em “elementos da aldeia de Malcata”. Foi aproveitada a fachada que restou da demolição de uma casa, foi criado um aro em cimento envernizado, para que o painel pudesse ser afixado. Segundo Eugénio Macedo “cabe agora à junta concluir a calçada envolvente, juntar as floreiras e a devida iluminação”.

No dia da montagem, alguns populares juntaram-se no local com vontade de ajudar. A Câmara do Sabugal deu apoio logístico e “o Victor manobrou a grua com muita perícia”.

A satisfação da população parece ir de encontro ao elogio feito ao responsável pela escultura “Na pequena aldeia de Malcata, uma terra onde o granito é chamado de cantaria, Eugénio Macedo soube interpretar o sentir dos malcatanhos e assim contribuiu para a valorização patrimonial da aldeia”.



Por: Cinco Quinas

Sem comentários:

Enviar um comentário